Estratégia Nacional de
A fraude e a corrupção prejudicam gravemente os negócios, a economia e a sociedade no seu conjunto, bem como, a reputação e a marca das Organizações, enfraquecem a sua boa governação e comprometem a eficiência empresarial e a leal concorrência.
O Índice de Perceção de Corrupção de 2020, publicado pela Transparency Internacional, é considerado o principal indicador global sobre os níveis de corrupção no Setor Público de cada país. Portugal ocupa a 33ª posição, entre 180 países avaliados.
A transparência organizacional é uma medida crucial contra a corrupção e especialmente importante para as entidades que operam em países com elevado risco de corrupção.
A norma ISO 37001:2016 – Anti-bribery management systems – especifica requisitos e fornece orientações para estabelecer um SGAC – sistema de gestão anticorrupção. Esta norma é aplicável a qualquer Organização, pública ou privada.
Existe uma interligação entre Risco – Compliance – Anticorrupção que deve ser trabalhada e operacionalizada com a estruturação de um SGAC.
A Iberogestão desenvolve, com apoio legal, no âmbito da ISO 37001, os seguintes serviços, às entidades Públicas ou Privadas,
- Diagnóstico ou Gap analysis,
- Formação in door,
- Auditorias,
- Estruturação e desenvolvimento de Sistemas de gestão Anticorrupção, em compliance com o normativo mundial.