page-header

Informações gerais sobre mercados

Dados e informações gerais sobre mercados – economia – setor automóvel

O Presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, admitiu que a empresa pode vir a avançar com voos low cost de 9 euros por lugar, somente para manter os seus direitos de aterrar e levantar voo (Slots) nos principais aeroportos mundiais; a dependência dos Hubs vai ditar uma agressiva concorrência entre as companhias aéreas; esta estratégia, eventual, coincide com as práticas das low cost; é a “guerra” de preços!

A Tesla é detida em 22,4% do seu capital pelo seu fundador e atual CEO, Elon Musk, e tem um valor em bolsa de sensivelmente 750 mil milhões de dólares; é um personagem controverso, que tomou recentemente as decisões de aplicar saldos de tesouraria em bitcoins e de a empresa aceitar, num futuro próximo, pagamento de automóveis em bitcoins; a Tesla produziu, em 2020, um volume de 500.000 veículos.
NOTA: a bitcoin atingiu, em 19 de fevereiro, o máximo histórico de 50.547,70 dólares.

A Hotelaria nacional teve quebra anual (em 2020) superior a 60% no seu volume de negócios, e existe uma percentagem elevada de unidades totalmente encerradas; os hoteleiros esperam uma ocupação média de 50% a partir de junho, próximo.

O Indicador Diário de Atividade Económica (DEI), publicado pelo Banco de Portugal, regista, na 1ª semana de fevereiro, uma queda homologa menor que na semana anterior (registo de 4,5% de contração de atividade económica, na semana de 4 de fevereiro).

O Plano de Recuperação e Resiliência prevê 2,85 mil milhões de euros para a transição digital das Empresas e da Administração Pública, o que engloba a transformação digital das atividades e dos seus processos; a este valor acrescem 1,369 mil milhões de euros para a quantificação dos Recursos Humanos; de acordo com o Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade 2020 (DESI) apenas 26% dos trabalhadores têm competências digitais na óptica do utilizador; neste particular, Portugal posiciona-se abaixo da média europeia (28%).

A Jaguar Land Rover, propriedade da Tata Motors, vai tornar os seus carros de luxo – Jaguar – totalmente elétricos, até 2025.

Dados finais de 2020 sobre Portugal (BdP)
– O PIB caiu 7,6% (4,2%, em 2012)
– A dívida pública subiu para 270,400 mil milhões de euros
– Em 2020, a economia portuguesa perdeu 15,4 mil milhões de euros

O Portugal 2020, executou 57% dos fundos europeus, em sete anos.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, e considerado o homem mais rico do mundo, vai deixar a presidência executiva da empresa, no terceiro trimestre de 2021, a Andy Jassy, que já integra o grupo desde 1997; esta gigante do e-commerce – Amazon – gerou em 2020 receitas de 280 mil milhões de dólares de receitas (mais do que o PIB de Portugal); de uma forma geral, as gigantes Big Tech – Facebook, Amazon, Apple, Alphabet, Google -, tiveram forte evolução nas vendas em tempo de pandemia.

Portugal compara mal em rankings de evolução económica (PIB per capita, crescimento, investimento) com a maioria dos parceiros europeus (fonte: CE, Eurostat e WTTC); em termos de PIB per capita Portugal, ocupa 19º lugar, em 27 países.

A Apple, através do seu projeto Titan, pretende lançar no mercado, até 2024, o primeiro carro de marca própria, elétrico e autónomo.

Covid 2020 – o conjunto de apoios anuais contra os efeitos da pandemia fixou-se em 4,665 mil milhões de euros, o que equivaleu a sensivelmente 2% do PIB; é um dos montantes mais baixos (em função de % de PIB) dos países da CE.

Portugal é campeão europeu – somos o país que mais consome, per capita, em “raspadinhas“, o que é, sensivelmente, o dobro da média europeia (4,7 milhões de euros, em 2019); como afirmou Luís Aguiar-Conraria, ao Expresso, “os economistas costumam dizer que os jogos são um imposto sobre a pobreza”.

01-03-2021