Segundo notícias da ACEA – European Automobile Manufacters Association – , existe uma grande assimetria entre os países em função do PIB e para o tema das redes de carregamento nivelada entre os Estados que agilize a adoção dos automóveis elétricos como solução credível. O problema não é a regulamentação mas sim a infraestrutura de carregamento, sendo que, a Holanda, a França e a Alemanha representam já 23% do total de pontos de carregamento na UE.
O Diretor de Mobilidade e Transporte Sustentável da ACEA refere a aceitação pelo mercado dos veículos eletrificados (em 2020, o total de vendas na Europa foi de 22,5%, contra 8,9% de 2019); do total dos veículos elétricos, 73% são vendidos em apenas 4 países com o PIB mais elevado.
É chamada ainda a atenção para os 12,6 milhões de trabalhadores europeus ligados ao setor automóvel e que existirá, pela evolução da motorização elétrica, uma grande conversão e reaprendizagem da mão-se-obra a nível europeu. O desenvolvimento de baterias é um grande desafio tecnológico e infraestrutural.
No Fututo! Transito e cruzamentos sem semáforos! Barcos autónomos e ecológicos!
26-10-2021