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SETOR DE COMPONENTES AUTOMÓVEL | COVID-19

RETOMA DA PRODUÇÃO | REFLEXÕES

 

ALGUMAS NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO AUTOMÓVEL

  • ACAP estima quebra de pelo menos 25% na produção automóvel este ano
  • De uma forma geral todas as OEM, na Europa, têm operações encerradas há 4/5 semanas
  • O setor automóvel, na China, já retomou as operações (não a 100%)
  • A nível mundial, e para toda a indústria automóvel, podemos projetar uma quebra de pelo menos 20% na produção deste ano
  • A AFIA estima que só a partir de novembro próximo a indústria de componentes começará a recuperar mas não atingindo os números de 2019
  • Hyundai retoma produção na República Checa
  • Fiat adia retoma da produção em Itália para maio (dia 4)
  • Toyota retoma, em França, em 22 de abril; a Toyota tinha suspendido produção, em meados de março, em França, UK, Polonia, Turquia e República Checa
  • Nissan retoma em 27 de abril

 

A RETOMA DAS OPERAÇÕES (NOTAS!)

  • Algumas notas especialmente focadas nas empresas de componentes para o setor automóvel e que representam, segundo dados da AFIA, um volume de exportações na ordem dos 12 mil milhões de euros anuais (é neste momento estimado que o volume de negócios em 2020 atingirá somente os 8,5 mil milhões de euros)
  • Uma grande parte das empresas reduziram ou pararam a sua atividade produtiva; esta situação mantém-se desde meados de março, em algumas situações
  • A retoma vai ser lenta e progressiva
  • Se possível, nas áreas de suporte, utilizar o teletrabalho
  • Análise da temperatura dos colaboradores (3 vezes por dia)
  • Garantir a distância mínima entre pessoas, protocolo social, etiqueta respiratória
  • Iniciar a produção com prevenção (utilizar só parte da capacidade instalada, acautelar turnos)
  • Férias dos Colaboradores (antecipação de férias)
  • Colaboradores com mais de 60 anos de idade (não vão trabalhar)
  • Análise do Risco (planeamento – saúde dos colaboradores – procura dos clientes – programação da produção – manutenção das infraestruturas, equipamentos, ferramentas, moldes,… – planeamento de recursos humanos – fornecedores e fornecimentos – logística e transportes – set-up’s – fluxos financeiros – ramp-up – validação de requisitos da qualidade – …)
  • Fortalecimento e agilização progressivas da supply chain e VSM
  • Monitorização do estado emocional dos Colaboradores
  • Departamento RH analisa e apoia Colaboradores e Famílias
  • Utilização de máscara de proteção
  • Preparar um plano de ações a 3 meses (multidepartamental) e eleger o seu owner
  • Cuidados especiais (aproximação entre Colaboradores) na cantina, vestiários e zonas comuns

 

A GESTÃO DA QUALIDADE SEGUNDO A IATF 16949:2016

Algumas notas e reflexões para a fase de “adormecimento” da produção e a retomas (lenta) das atividades

  • Uma parte muito significativa das empresas entrou em paragem técnica, em regime de layoff, e todo o setor pensa, eventualmente, na retoma da produção
  • O início da produção, após várias semanas de paragem e com adaptações de pessoas a eventuais diversos postos de trabalho, pode requerer cuidados especiais na fase de ramp-up e de set-up
  • Repensemos os requisitos 6.1, 8.1, 8.4 e 8.5.1.4 da IATF 16949 (analisemos as recomendações IATF e AIAG para este período)
  • É prevenido solicitar ou mencionar ao Cliente a eventualidade de execução de PPAP?
  • É avisado rever Cartas de Controlo (pré paragem) e desempenho qualitativo da produção em termos de Requisitos (parâmetros e critérios de especificações técnicas ou de engenharia) e conectar estes dados (reais e quantificados) sobre dados de ramp-up e de novos set-ups’?
  • É conveniente recordar que as especificações técnicas REC’s não mudaram!
  • Deve ser feita uma análise/avaliação (registada) dos meios de produção? Desempenho atual e passado!
  • Perante algumas movimentações de pessoas em ajustes de postos e planos de trabalho devem ser conferidos e eventualmente atualizados os “mapas de polivalências
  • Devem ainda ser consideradas algumas ações ou controlos sobre fornecimentos (produtos e serviços) atendendo a este interregno de várias semanas e tomando em consideração as notas antecedentes (reforço de análise e controlo de lotes; verificações da rastreabilidade; registos sobre desempenhos qualitativos de suas produções (fornecedores) e que estão definidos nos planos de controlo,…)
  • Nesta fase dê mais atenção à eficácia do que à eficiência
  • É ainda avisado estruturar e reforçar um Plano de Auditorias Internas (Produto – Processos – Sistema) para os próximos meses
  • É expectável, eventualmente, que as Reclamações subam um pouco!
  • Reforço das atividades e preocupações de Autocontrolo e de libertações de lotes para as fases seguintes.
  • Atualização permanente dos KPI e sua avaliação
  • Em prevenção para a próxima auditoria oficial IATF fica (estará?) demonstrado e documentado um plano e execuções que contemple o período que vai da semana pré-Covid até à semana de regularização das atividades produtivas e de gestão em “tempo normal”[Business Plan – Planeamento SGQ – Alteração de objetivos e de KPI – Plano de Auditorias – Gestão de meios de fabricação – Plano de formação – …]

 

COMO PODEMOS COLABORAR?

SUGESTÕES | ÁREAS

  • Análise e revisão do Plano de Negócios
  • Estruturação de um novo Modelo de Negócios tomando em consideração uma nova geoestratégica industrial (Europa vs China vs EUA)
  • Em ligação com o ponto anterior considerar de imediato o Contexto da Empresa (requisito 4 da IATF); é seguramente a oportunidade para analisar e eventualmente redefinir o posicionamento da empresa perante os contextos (o futuro!)
  • Análise, prospetivas e projeções económicas e financeiras
  • Acompanhamento e coaching das atividades operacionais de retoma da produção (ramp-up task forces)
  • Plano Operacional a 3 e a 9 meses
  • Avaliação do Capital Humano e adaptação da nova estrutura da empresa – Clima Organizacional
  • Revisão do mapa geral do Risco (produto – processos – negócio)
  • Formação nas áreas específicas do setor automóvel (Core Tools, MMOG,…) e na gestão do Capital Humano e da questão Comercial
  • Revisão e atualização do SGQ 2020, considerando impactos do Covid-19
  • Realização de Auditoria online para temas/requisitos de forte pendor documental

 

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2020-04-20