RETOMA DA PRODUÇÃO | REFLEXÕES
ALGUMAS NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO AUTOMÓVEL
- ACAP estima quebra de pelo menos 25% na produção automóvel este ano
- De uma forma geral todas as OEM, na Europa, têm operações encerradas há 4/5 semanas
- O setor automóvel, na China, já retomou as operações (não a 100%)
- A nível mundial, e para toda a indústria automóvel, podemos projetar uma quebra de pelo menos 20% na produção deste ano
- A AFIA estima que só a partir de novembro próximo a indústria de componentes começará a recuperar mas não atingindo os números de 2019
- Hyundai retoma produção na República Checa
- Fiat adia retoma da produção em Itália para maio (dia 4)
- Toyota retoma, em França, em 22 de abril; a Toyota tinha suspendido produção, em meados de março, em França, UK, Polonia, Turquia e República Checa
- Nissan retoma em 27 de abril
A RETOMA DAS OPERAÇÕES (NOTAS!)
- Algumas notas especialmente focadas nas empresas de componentes para o setor automóvel e que representam, segundo dados da AFIA, um volume de exportações na ordem dos 12 mil milhões de euros anuais (é neste momento estimado que o volume de negócios em 2020 atingirá somente os 8,5 mil milhões de euros)
- Uma grande parte das empresas reduziram ou pararam a sua atividade produtiva; esta situação mantém-se desde meados de março, em algumas situações
- A retoma vai ser lenta e progressiva
- Se possível, nas áreas de suporte, utilizar o teletrabalho
- Análise da temperatura dos colaboradores (3 vezes por dia)
- Garantir a distância mínima entre pessoas, protocolo social, etiqueta respiratória
- Iniciar a produção com prevenção (utilizar só parte da capacidade instalada, acautelar turnos)
- Férias dos Colaboradores (antecipação de férias)
- Colaboradores com mais de 60 anos de idade (não vão trabalhar)
- Análise do Risco (planeamento – saúde dos colaboradores – procura dos clientes – programação da produção – manutenção das infraestruturas, equipamentos, ferramentas, moldes,… – planeamento de recursos humanos – fornecedores e fornecimentos – logística e transportes – set-up’s – fluxos financeiros – ramp-up – validação de requisitos da qualidade – …)
- Fortalecimento e agilização progressivas da supply chain e VSM
- Monitorização do estado emocional dos Colaboradores
- Departamento RH analisa e apoia Colaboradores e Famílias
- Utilização de máscara de proteção
- Preparar um plano de ações a 3 meses (multidepartamental) e eleger o seu owner
- Cuidados especiais (aproximação entre Colaboradores) na cantina, vestiários e zonas comuns
A GESTÃO DA QUALIDADE SEGUNDO A IATF 16949:2016
Algumas notas e reflexões para a fase de “adormecimento” da produção e a retomas (lenta) das atividades
- Uma parte muito significativa das empresas entrou em paragem técnica, em regime de layoff, e todo o setor pensa, eventualmente, na retoma da produção
- O início da produção, após várias semanas de paragem e com adaptações de pessoas a eventuais diversos postos de trabalho, pode requerer cuidados especiais na fase de ramp-up e de set-up
- Repensemos os requisitos 6.1, 8.1, 8.4 e 8.5.1.4 da IATF 16949 (analisemos as recomendações IATF e AIAG para este período)
- É prevenido solicitar ou mencionar ao Cliente a eventualidade de execução de PPAP?
- É avisado rever Cartas de Controlo (pré paragem) e desempenho qualitativo da produção em termos de Requisitos (parâmetros e critérios de especificações técnicas ou de engenharia) e conectar estes dados (reais e quantificados) sobre dados de ramp-up e de novos set-ups’?
- É conveniente recordar que as especificações técnicas REC’s não mudaram!
- Deve ser feita uma análise/avaliação (registada) dos meios de produção? Desempenho atual e passado!
- Perante algumas movimentações de pessoas em ajustes de postos e planos de trabalho devem ser conferidos e eventualmente atualizados os “mapas de polivalências”
- Devem ainda ser consideradas algumas ações ou controlos sobre fornecimentos (produtos e serviços) atendendo a este interregno de várias semanas e tomando em consideração as notas antecedentes (reforço de análise e controlo de lotes; verificações da rastreabilidade; registos sobre desempenhos qualitativos de suas produções (fornecedores) e que estão definidos nos planos de controlo,…)
- Nesta fase dê mais atenção à eficácia do que à eficiência
- É ainda avisado estruturar e reforçar um Plano de Auditorias Internas (Produto – Processos – Sistema) para os próximos meses
- É expectável, eventualmente, que as Reclamações subam um pouco!
- Reforço das atividades e preocupações de Autocontrolo e de libertações de lotes para as fases seguintes.
- Atualização permanente dos KPI e sua avaliação
- Em prevenção para a próxima auditoria oficial IATF fica (estará?) demonstrado e documentado um plano e execuções que contemple o período que vai da semana pré-Covid até à semana de regularização das atividades produtivas e de gestão em “tempo normal”[Business Plan – Planeamento SGQ – Alteração de objetivos e de KPI – Plano de Auditorias – Gestão de meios de fabricação – Plano de formação – …]
COMO PODEMOS COLABORAR?
SUGESTÕES | ÁREAS
- Análise e revisão do Plano de Negócios
- Estruturação de um novo Modelo de Negócios tomando em consideração uma nova geoestratégica industrial (Europa vs China vs EUA)
- Em ligação com o ponto anterior considerar de imediato o Contexto da Empresa (requisito 4 da IATF); é seguramente a oportunidade para analisar e eventualmente redefinir o posicionamento da empresa perante os contextos (o futuro!)
- Análise, prospetivas e projeções económicas e financeiras
- Acompanhamento e coaching das atividades operacionais de retoma da produção (ramp-up task forces)
- Plano Operacional a 3 e a 9 meses
- Avaliação do Capital Humano e adaptação da nova estrutura da empresa – Clima Organizacional
- Revisão do mapa geral do Risco (produto – processos – negócio)
- Formação nas áreas específicas do setor automóvel (Core Tools, MMOG,…) e na gestão do Capital Humano e da questão Comercial
- Revisão e atualização do SGQ 2020, considerando impactos do Covid-19
- Realização de Auditoria online para temas/requisitos de forte pendor documental
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2020-04-20