page-header

Sistema de Gestão Anticorrupção – ISO 37001:2016

A fraude empresarial e a corrupção prejudicam gravemente os negócios, a economia e a sociedade no seu conjunto, bem como, a reputação e a marca das Organizações, enfraquecem a sua boa governação e comprometem a eficiência empresarial e a leal concorrência.

O Índice de Perceção de Corrupção de 2019, publicado pela Transparency Internacional, é considerado o principal indicador global sobre os níveis de corrupção no setor público de cada país. Portugal ocupa atualmente a 30ª posição entre 180 países e territórios avaliados. A transparência organizacional é uma medida crucial contra a corrupção e especialmente importante para as empresas que operam em países com risco de corrupção elevado.

A norma ISO 37001:2016 – Anti-bribery management systems – específica requisitos e fornece orientações para estabelecer um SGAC – Sistema de Gestão Anticorrupção. Esta norma é aplicável a qualquer Organização, pública ou privada. Existe uma interligação entre Risco-Compliance-Anticorrupção que deve ser trabalhada e operacionalizada com a estruturação de um SGAC.

Neste contexto, a Iberogestão, disponibiliza serviços técnicos na área do SGAC diagnóstico, consultoria, formação e auditoria –.

Brevemente disponível, para aquisição, o Guia Interpretativo ISO 37001:2016.

Contacte-nos para mais informações.