page-header

SETOR AUTOMÓVEL – algumas informações mundiais

  • A BYD group é o 2º fabricante mundial de veículos elétricos no mundo, logo atrás da Tesla: é um grupo chinês e conta com um acionista de notoriedade mundial – Warren Buffett -; o terceiro fabricante mundial – SAIC – é também uma empresa chinesa.
  • Outro fabricante destacado de veículos elétricos, desde 2017 – Polestar – foi comprado pela Volvo e transforma-se pois num player mundial do setor.
  • Prevê-se que as vendas mundiais de veículos elétricos atinjam os 10,8 milhões de unidades no final de 2022.
  • Releva-se a importância da produção de semicondutores e a sua criticidade para a industria automóvel; para a sua produção destaca-se a produção e o preço dos materiais de base, lítio, cobalto e níquel e o seu impacto no preço dos veículos (o maior produtor munidal de lítio? a Austrália, mas grandes reservas mundiais estão no Chile; uma curiodidade sobre o preço do lítio, que em 18 meses subiu mais de 700%).
  • Segundo dados da Afia, pela voz do seu diretor – dr. José Couto -, cerca de 98% dos veículos roduzidos na Europa incorporam, pelo menos, um componente produzido em Portugal.
  • O maior fabricante mundial de semicondutores – TSMC – é uma empresa multinacional de Taiwan e que apresenta já uma subsidiária japonesa (JASM), que tem uma política de Responsabilidade Social Corporativa de topo e emprega mais de 65.000 funcionários; o setor automóvel representa somente 5% das vendas do grupo, sendo que computadores e smartphones representam 80% do seu negócio; o seu investimento em R&I, em 2021, US$ 4,465 milhões (volume de negócio é de aproximadamente US$ 21 mil milhões) e já atingiram mais de 8.800 patentes.

15-09-2022